12/12/11

Open de Juniores em Gois



Os dois recentes cintos negros do Judo do Beira-Mar, Luciano Grácio, na categoria de -60kg, e Francisco Fonseca, em -73kg, obtiveram ambos o terceiro lugar no Open de Juniores da Associação Distrital de Judo de Coimbra, que decorreu no passado sábado, 10 de Dezembro, no Pavilhão Municipal de Góis. Esta classificação dos atletas do Judo do Beira-Mar assume maior relevo por ser, para ambos, o regresso à competição após uma interrupção de vários meses.
No primeiro combate, Luciano Grácio encontrou o atleta Tiago Pereira, do Ginásio Clube Português. O combate foi equilibrado, com pontuação para ambos os judocas, tendo o atleta do Ginásio conseguido uma vantagem mínima (yuko) a 10 segundos do final, não dando tempo à recuperação. O combate seguinte foi disputado com João Abreu, das Oficinas de S. José, um forte atleta que viria a ser o 1.º classificado na categoria e que venceu o atleta do Beira-Mar por Ippon (vantagem máxima). Luciano Grácio iniciou bem o combate mas, em desvantagem física a partir do meio do combate, não conseguiu evitar a derrota. No último combate, contra Filipe Seco, de Miranda do Corvo, a experiência do judoca do Beira-Mar garantiu-lhe a vitória pela vantagem máxima.
Em -73kg, uma categoria mais pesada do que aquela em que normalmente concorre, Francisco Fonseca encontrou no primeiro combate João Soares, do ACM de Coimbra, atleta que viria a ganhar a categoria. O combate iniciou-se equilibrado, com pontuações para ambos os atletas. No entanto, uma tentativa de contra-ataque do atleta do Beira-Mar foi aproveitado por João Soares, que conseguiu marcar ippon e assim terminar o combate. No combate seguinte, contra Rui Silva, do CJT, Francisco Fonseca venceu por ippon, ficando assim apurado para a meia final. Meia-final onde encontrou Francisco Gonçalves, do Clube de Judo de Coimbra, um atleta com larga experiência e que derrotou Francisco Fonseca por ippon.
A atividade do Judo do Beira-Mar continua no próximo sábado, data em que o atleta João Cruz, treinador da classe de Infantis, se submete a exame para a graduação de 3.º Dan (3.º nível de cinto negro).